(86) 3194-5100

Boa para visão: veja legumes e verduras ricos em vitamina A

Ela é essencial para o sistema imunológico, pele e olhos.

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 12 de agosto de 2019
Imagem: Pixabay

A vitamina A é essencial para o sistema imunológico, pele e olhos. Sua falta pode causar cegueira noturna, baixo crescimento ósseo, etc. As nutricionistas Ana Paula Gava e Clarissa Fujiwara, coordenadora de nutrição da Liga de Obesidade Infantil do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), e o endocrinologista Renato Zilli citam alimentos para apostar.

Cenoura

Rica em fibras dietéticas e minerais. Por conter substâncias com ação antioxidante, a cenoura ajuda a combater os efeitos dos radicais livres. Em quatro colheres de sopa rasas (60 g) temos 796 mcg de vitamina A.

Abóbora cabotian

Rica em betacaroteno ela age como um bloqueador solar natural. Contém luteína e zeaxantina, substâncias que contribuem para a saúde da pele e dos olhos. Em uma xícara de chá (144 g) temos 642 mcg de vitamina A.

Acelga

Rica em fibras, a acelga aumenta a saciedade e contribui para a saúde intestinal. Também possui o ácido sirigina, que auxilia na prevenção e no controle da diabetes. Em cinco colheres de sopa cheias (30 g) temos 550 mcg de vitamina A.

Espinafre

É rico em ácido fólico, que é necessário para a síntese de DNA e formação das hemácias. Sua deficiência pode causar alguns tipos de anemia. Contém antioxidante, que auxilia na prevenção de anemia e câncer de cólon. Em duas colheres de sopa cheias (50 g) temos 312 mcg de vitamina A.

Brócolis

Possui altas quantidades de minerais como cálcio, ferro, potássio, sódio e zinco. Contém também as vitaminas C, B1, B2, B6 e K. O consumo pode ajudar na redução do colesterol e manter o coração em bom funcionamento. Em uma xícara de chá picado (91 g) temos 254 mcg de vitamina A.

Couve

Rica em ferro e clorofila, pode ser uma grande aliada para o tratamento e prevenção da anemia, além de conter quantidades consideráveis de cálcio que contribuem para a saúde dos dentes e ossos. Também possui fibras que ajudam a regular o intestino. Em duas folhas (40 g) temos 198 mcg de vitamina A.

Tomate

Rico em licopeno, o tomate possui potente ação antioxidante protegendo as células dos efeitos dos radicais livres. Contém quantidades consideráveis de potássio, que contribui para a regulação da pressão arterial. Em quatro fatias médias (60 g) temos 32 mcg de vitamina A.

Pimentão vermelho

Possui poucas calorias e têm muitas fibras, que promovem a saciedade. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, auxilia na redução do colesterol e contribui para saúde dos ossos e dos dentes. Em quatro colheres de sopa rasas (32 g) temos 28 mcg de vitamina A.

Fonte: UOL
Edição: C.S.  

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*