(86) 3194-5100

Como garantir que os idosos se hidratem

A estimativa é de que 40% apresentem algum grau de desidratação.

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 06 de fevereiro de 2020

Um estudo da Escola de Enfermagem da Universidade de Los Angeles mostrou que uma hidratação deficiente é quadro comum entre os mais velhos, provocando de infeções urinárias a quedas. A estimativa é de que 40% dos idosos apresentem algum grau de desidratação. Além disso, eles também são menos sensíveis à sensação de sede; seus rins não são tão eficientes e muitos dos medicamentos utilizados causam complicações como diarreia e suor excessivo, contribuindo para a perda de líquidos. O quadro leva, com frequência, à hospitalização de pessoas acima dos 65 anos, por isso é tão importante buscarmos alternativas para estimular a hidratação.

Embora cada indivíduo seja único e tenha seus próprios hábitos, o site Dailycaring faz algumas sugestões criativas, sempre levando em conta o bom senso: bebidas com alto teor de sódio são contraindicadas para quem tem pressão alta, assim como diabéticos não podem ignorar as restrições a que estão submetidos.

1) Não esquecer que há diferentes fontes de hidratação, ou seja, água não deve ser encarada como a única opção. Chá, café, sucos de fruta, frutas e vegetais podem entrar na dieta. Há legumes e verduras compostos por mais de 90% de água, como pepino, tomate, alface, rabanete, couve-flor, melancia, espinafre, morango e brócolis, que tornarão a tarefa menos espinhosa.

2) Deixe água sempre à disposição em lugares de fácil acesso, para encorajar o idoso a beber. Ter uma caneca de estimação, da qual ele ou ela goste, também ajuda.

3) Experimente bebidas com diferentes temperaturas, para aumentar a variedade de opções. Se a pessoa não gostar de coisa geladas, tente amornar sucos. Caso não haja restrição médica, adicionar algum tipo de soda ao chá ou suco pode torná-los mais atraentes.

4) Caldos e sopas são uma outra alternativa para a hidratação que podem ser enriquecidos com temperos.

5) Picolés feitos em casa dão um toque de diversão à necessidade de consumir água.

6) Ofereça milkshakes, energéticos e smoothies, uma bebida espessa e cremosa que pode levar leite, iogurte, frutas e verduras.

Fonte: G1
Edição: F.C.

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*