(86) 3194-5100

Você copia o que seus amigos de redes sociais comem, aponta estudo

Sendo uma dieta mais saudável ou regada a fast food, a pesquisa mostrou que os usuários de redes sociais copiam o que seus amigos consomem — ou postam.

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 10 de fevereiro de 2020
Imagem: Freepik

Um estudo da Aston University, na Inglaterra, descobriu que usuários das mídias sociais “copiam” os hábitos alimentares de seus colegas virtuais. As pessoas têm maior probabilidade de comer frutas e vegetais – ou fast food – se acharem que seus amigos fazem o mesmo.

Na pesquisa, realizada pela Escola de Ciências da Vida e Saúde da instituição britânica e publicada na revista científica Appetite, os especialistas pediram a 369 estudantes universitários que estimassem a quantidade de frutas, vegetais, "lanches energéticos" e bebidas açucaradas que seus colegas do Facebook consumiam diariamente.

As informações foram cruzadas com os hábitos alimentares reais dos próprios participantes e mostraram que aqueles que achavam que seus círculos sociais comiam fast food, realmente consumiam mais esse tipo de alimento. Enquanto isso, aqueles que pensavam que seus amigos tinham uma dieta saudável, tinham tendência maior de comer frutas e vegetais.

Segundo os especialistas, essa prática pode ser resultado da percepção das postagens de amigos sobre os alimentos e bebidas que consomem — ou simplesmente compartilham fotos dos quitutes nas redes sociais. Além disso, as descobertas fornecem a primeira evidência de que nossos círculos sociais on-line podem influenciar implicitamente nossos hábitos alimentares.

"Com crianças e jovens gastando uma quantidade enorme de tempo interagindo com colegas e influenciadores através da mídia social, as novas descobertas importantes deste estudo podem ajudar a moldar a forma como fornecemos intervenções que os ajudam a adotar hábitos alimentares saudáveis desde tenra idade", afirmou Claire Farrow, uma das pesquisadoras, em comunicado.

Fonte: Revista Galileu
Edição: C.S. 

 

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*