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Quatro maneiras de se exercitar no trabalho

Movimentos aliviam a dor cervica.

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Publicado em: 26 de agosto de 2015

Suba escadas 

De acordo com o professor de educação física Josenei Santos, é preciso manter o corpo em movimento para evitar doenças como obesidade, hipertensão, diabetes e colesterol alto. Uma dica é subir escadas para aumentar a circulação, os batimentos cardíacos e ativar a musculatura.

Mantenha a postura

Por causa dos smartphones, a principal dor relacionada ao trabalho é na cervical, devido ao "pescoço de texto", postura de cabeça baixa para manusear o telefone. Para saber se a postura está correta, observe-se no espelho: a fisionomia deve estar descansada, o pescoço reto e os ombros, alinhados.

Exercite-se 

Para evitar a dor cervical, eleve o queixo o mais alto que puder, rotacione para esquerda e para direita. Depois, coloque uma bola de tênis entre o alto da cabeça e a parede e inclinar a cabeça para trás. Repita os movimentos três vezes, em intervalos de 10 a 30 segundos.

Observe seus pés

É importante observar para onde estão apontando os dedões do pé, especialmente em idosos: dedões para os lados causam desequilíbrio no quadril na hora de andar, propiciando quedas.

Matéria original em http://oglobo.globo.com/sociedade/quatro-maneiras-de-se-exercitar-no-trabalho-17285097
Edição: F.C.

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